Silêncio de Lula sobre tarifas dos EUA chama atenção, enquanto Janja rebate: “Ai, esses vira-latas”
Durante um compromisso oficial nesta quarta-feira (9/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou comentar publicamente as novas tarifas comerciais que o presidente norte-americano Donald Trump pretende impor ao Brasil. Ao lado do chefe de Estado da Indonésia, Prabowo Subianto, Lula deixou o Palácio do Planalto sem responder às perguntas feitas por jornalistas sobre o tema.
Quem acabou se pronunciando, de forma indireta, foi a primeira-dama, Janja da Silva, que reagiu com a frase:
“Ai, esses vira-latas.”
A declaração gerou repercussão imediata, principalmente por não estar claro a quem Janja se referia se aos profissionais da imprensa ou à postura crítica de parte da população em relação ao governo brasileiro frente aos EUA.
Mais tarde, por meio de sua equipe, a primeira-dama esclareceu que a fala foi direcionada a “brasileiros que apoiam medidas estrangeiras contra os interesses do país”, e não aos jornalistas presentes no local.
“A frase foi uma crítica à postura entreguista de quem ataca o próprio país para agradar potências estrangeiras.”, disse a nota.
O episódio aconteceu poucas horas após Donald Trump afirmar, durante um encontro com líderes africanos na Casa Branca, que o Brasil “não tem sido bom” em suas relações comerciais com os Estados Unidos e que novas tarifas devem ser anunciadas “em breve”.
“Vamos divulgar um número para o Brasil no final da tarde ou amanhã de manhã”, declarou Trump, indicando que medidas mais duras estão por vir.
