Antes de se chamar Coldplay, a banda quase se chamou “Starfish” e essa decisão mudou tudo
Antes de conquistar o mundo com músicas como “Yellow”, “The Scientist” e “Viva La Vida”, a banda britânica Coldplay enfrentava um dilema crucial: como se chamar. Em seus primeiros ensaios e apresentações, o grupo ainda não tinha um nome definitivo e, por um tempo, usou o provisório e inusitado “Starfish” (peixe-estrela em inglês).
Tudo mudou quando um amigo da banda o músico Tim Crompton, que liderava um grupo chamado “Coldplay” decidiu abandonar o nome. Ele achava que “Coldplay” soava frio e pouco comercial, mas sugeriu que Chris Martin e seus colegas usassem, caso quisessem. A sugestão foi aceita imediatamente.
O nome caiu como uma luva. “Coldplay” refletia a sonoridade melancólica, introspectiva e poética que a banda começava a explorar. E, mais do que isso, ajudou a consolidar a imagem que os tornaria uma das bandas mais reconhecidas e aclamadas do planeta.
Hoje, é difícil imaginar o grupo se apresentando com o nome Starfish. O próprio Chris Martin já brincou com isso em entrevistas, admitindo que o nome Coldplay foi um acaso decisivo na trajetória da banda.
Às vezes, um simples nome pode fazer toda a diferença e no caso do Coldplay, foi exatamente isso que aconteceu.
